Meio ambiente

Crianças começam plantio de um milhão de mudas nativas ao longo do Rio Doce




FONTE: CONEXÃO PLANETA - Por: Suzana Camargo

Foram apenas as primeiras 100 mudas. Mas já é um lindo gesto que representa um trabalho incrível que será feito nas margens do Rio Doce, que sofreu tanto nos últimos anos.

Em novembro de 2015, o rompimento da barragem da mineradora Samarco, na região de Mariana, em Minas Gerais, destruiu completamente o vilarejo de Bento Rodrigues, deixando mais de 20 pessoas mortas, e levou um mar de lama tóxica para toda a bacia do Rio Doce, poluindo e contaminando a água e tirando a vida de animais que viviam ali. A tragédia é considerada o maior desastre ambiental da história do Brasil.

No final de semana passado, 100 alunos das redes municipal e estadual e particular de ensino, além de jovens de projetos sociais e crianças de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, comunidades mais atingidas pela tragédia, foram convidados para dar o ponta-pé inicial do projeto “Plantando pelo Planeta”. Ao participar do plantio de mudas e de um curso sobre meio ambiente e mudanças climáticas, chamado Academia, eles foram nomeados Embaixadores da Justiça Climática de Mariana.

A meta do projeto é plantar 1 milhão de mudas nativas ao longo do Rio Doce. Neste primeiro momento, foram plantados ipês amarelos e roxos, que em aproximadamente quatro anos, deverão estar floridos, fornecendo sombras e todos os demais serviços ambientais gratuitos que, árvores propiciam às cidades, como por exemplo, deixar o ar mais limpo e reduzir a temperatura. “É uma boa ação que ajuda o nosso planeta. As plantas liberam oxigênio e melhoram o nosso ar”, diz o estudante Kaique Augusto Rosa, de 12 anos.

A iniciativa “Plantando pelo Planeta” é uma parceria entre a prefeitura de Mariana, a Fundação Renova e a Plant for The Planet, instituição criada na Alemanha e voltada para o reflorestamento. Outros municípios, além de Mariana, também vão receber o projeto de plantio de mudas.

“Nossa missão agora é conscientizar as pessoas. Espero que muita gente queira participar conosco. Quanto mais árvores, mais oxigênio e melhor para o planeta. O que achei mais legal é saber que tudo isso começou a partir da ideia de um garoto de nove anos, que agora é um exemplo para a gente”, disse Mariana Marçal, outra estudante de 12 anos.

O garoto a que a jovem se refere é o alemão Felix Finkbeiner. Em 2007, então com 9 anos, ele fez a apresentação de um trabalho escolar sobre a crise climática no mundo. O menino sugeriu que, para compensar as emissões de dióxido de carbono, gás principal responsável pelo aquecimento global, as crianças do planeta poderiam plantar árvores em seus países.

O Plant for the Planet, nome em inglês do projeto idealizado por Felix, já plantou mais de 15 bilhões de árvores. Mas o agora adolescente alemão, tem uma meta mais ambiciosa ainda: quer chegar a 1 trilhão de mudas até 2030!

 

Os próximos eventos de plantio, na região de Mariana, ainda não têm data definida. Crianças e jovens interessados em participar devem entrar em contato com os organizadores do projeto através do e-mail plantandopeloplanetamariana@gmail.com

 

Leia mais

Pará tem o primeiro viaduto para travessia de fauna no país




Por Sabrina Rodrigues

O primeiro viaduto de passagem de fauna do país foi instalado pela mineradora Vale no Ramal Ferroviário Sudeste do Pará, novo trecho de rodovia que escoa a produção da maior mina de minério de ferro do país com a ferrovia de Carajás. O viaduto, condicionante imposta pelo Ibama para que o empreendimento recebesse a licença de instalação, foi construído num trecho da ferrovia que corta a Floresta Nacional de Carajás.

Para assegurar o direcionamento dos animais, o viaduto foi cercado de arame galvanizado de 2,2 metros de altura ao longo de 100 metros de extensão para cada lado dos acessos. Espécies arbustivas e de pequeno porte foram plantadas nas laterais.

Leia mais

Escola dá aulas em rio para mostrar aos alunos (ao vivo!) situação da biodiversidade aquática




Por: Jéssica Miwa

Lembra das aulas de biologia na escola, sentado entre quatro paredes em uma sala de aula, decorando os diversos nomes e funcionalidades de das partes do corpo humano, animal e vegetal? Muitas vezes me perguntei como eu utilizaria toda aquela preciosa informação na minha vida. Estudantes da New York Harbor School têm a oportunidade de entender, na prática, a importância de tanto conhecimento.

É que boa parte das aulas de matemática, educação cívica e ciências são ensinadas para os alunos do colégio dentro de um barco, no principal rio de Nova York. E, por vezes, rola até mergulho!

Leia mais

Curitiba libera cultivo de horta na calçada e vai regulamentar prática


O prefeito de Curitiba (Paraná), Rafael Greca, recebeu nesta semana os responsáveis pela horta cultivada no Cristo Rei, Ricardo Leinig e Márcia Steil, e pelas bananeiras plantadas no Hugo Lange, Vanderlei Lozano Silva. Todos haviam sido denunciados por moradores da cidade por cultivar em espaços públicos.

Na reunião, o prefeito anunciou que vai criar nova regulamentação, que estimule a agricultura urbana e solucione casos similares, evitando conflitos como os que ocorreram com os três.

Leia mais
  • Algumas maneiras de ajudar alguém hoje


    Sorria e seja simpático

    Se torne um voluntário

    Estenda a mão a quem necessita

    Compartilhe seu conhecimento

  • Algumas maneiras de ajudar alguém hoje


    Doe alguma coisa

    Dê carinho

     Fale sobre Deus

    Dê de comer para quem tem fome

  • Algumas maneiras de ajudar alguém hoje


    Ajude alguém a ser tornar mais ativo

    Seja um bom ouvinte

    Faça uma tarefa doméstica

    Não tenha vergonha de demonstrar seu carinho

  • Algumas maneiras de ajudar alguém hoje


    Seja paciente

    Abrace alguém sem motivo

    Ame

     

"A repercussão da prática do bem é inimaginável...Para servir a Deus, ninguém necessita sair do seu próprio lugar ou reivindicar condições diferentes daquela que possui"    Chico Xavier 

Vamos mudar o nosso planeta.

No dia a dia ou num momento de total solidão sempre precisamos de conselhos e reflexões. Às vezes só falta aquele toque de inspiração para fazer a vida andar a um milhão de quilômetros. Compartilhe inspirações, pensamentos e reflexões com aquela pessoa que precisa sorrir para a vida!